OS FASCINANTES ANOS 20

1. JUSTIFICATIVA O projeto pauta-se na necessidade de suprir a falta de interação de conhecimentos históricos e literários referentes ao contexto explorado pelos alunos da 3ª Série do Ensino Médio do CE "29 de Outubro". Visa-se a intertextualidade e a interdisciplinariedade entre os fatos artísitcicos, históricos e literários e as suas relações com as produções literárias dos anos 20. Logo, deseja-se que ao longo das pesquisas sobre os principais fatos históricos ocorridos, os alunos tenham subsídios para a elaboração e produção de revistas, cujos temas norteadores sejam "Os fascinantes anos 20" 2. OBJETIVO GERAL:
  • Despertar o interesse artístico, histórico e literário, através de leituras e produções realizadas através de atividades em classe e extra-classe.
  • 2.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Despertar o interesse pelo contexto histórico e literário dos anos 20;
  • Reconhecer fatores que influenciaram a produção literária dos anos 20;
  • Produzir revistas sobre a temática "Os fascinantes anos 20";
  • Socializar as experiências de leitura e produção textual com as outras turmas da escola.

3. METODOLOGIA:

O projeto se desenvolverá através de pesquisa sobre os tópicos a seguir:

  • Os imigrantes;
  • A Revolta do Forte de Copacabana;
  • A Posse de Artur Bernardes;
  • A Rebelião Tenentista;
  • A Coluna Preste:
  • Agricultura e industrialização;
  • O Crash da Bolsa de Valores;
  • O Movimento Operário;
  • A Educação;
  • O Carnaval;
  • A Música Popular;
  • O Cinema;
  • O Teatro;
  • A Publicidade e
  • As Artes Plásticas.

O segundo passo será elaborar textos jornalísitcos para expor os fatos pesquisados.

E em seguida relacionar figuras e textos para a confecção das revistas, como produções resultantes das pesquisas realizadas.

Por último realizar a autocrítica dos trabalhos realizados e expôr as revistas produzidas para a comunidade escolar.

4. CRONOGRAMA

A programação deste projeto prever um prazo de 60 dias para pesquisas, seleções, organizações e confecções das revistas.

5. AVALIAÇÃO:

A avaliação dar-se-á em três etapas distintas:

  • Pesquisas e organizações das revistas;
  • Apresentações das revistas;
  • Autocrítica das produções organizadas.

Este projeto foi desenvolvido pela Profª Ana Letícia Torres da Silva no CE "29 de Outubro", no período de setembro a outubro de 2008, tendo ótimos resultados.

Comentários

Postagens mais visitadas