O meio ambiente e cidadania
PROJETO
O meio ambiente e cidadania
1. Justificativa
O século avança a olhos vistos e percebe-se que com esse avanço, inúmeros problemas vão surgindo e outros aumentando; um deles é a falta de políticas públicas, cuja consequência é retratada pela decadência da qualidade de vida das pessoas no nordeste brasileiro.
A questão social que se reporta às políticas públicas reflete vários incautos, que assolam o povo brasileiro, em especial, o nordestino. Baseado neste argumento, vislumbrou-se a interação literária e social, a partir da leitura da obra: "Cinco anos sem chover", para que os alunos do 8º Ano do ensino fundamental, pudessem ter uma visão teórica e prática dos problemas gerados pela falta de gerenciamentos governamentais e em seguida organizassem produções artísticas para apresentarem na comunidade escolar.
Logo, concebe-se que é a partir da integração da leitura e produção, que os alunos podem resgatar os melhores aspectos sócio-políticos-econômicos e culturais relacionados à falta de ações políticas e sociais direcionadas ao meio ambiente e cidadania.
2. Objetivos
2.1. Geral
Contextualizar os problemas relacionados ao meio ambiente e a cidadania, a partir da leitura do livro "Cinco anos sem chover".
2.2. Específicos
- Buscar subsídios concretos para contextualizar a leitura;
- Pesquisar os aspectos que influenciam na qualidade de vida do nordestino;
- Registrar as observações pertinentes à leitura através da produção de um livro por equipes sobre o tema abordado;
- Apresentar as produções artísticas através de dramatizações, paródias, danças e cartazes.
3. Metodologia
O projeto vislumbra a integração contextualizada da leitura da obra "Cinco anos sem chover" e a organização de produções artísticas, que retratem as condições do povo nordestino. Partindo do pressuposto de que a contextualização vai interagir com a exibição de filmes: Canudos e Escritores da Liberdade.
4. Cronograma
maio: leitura da obra
junho e julho: pesquisa e produção dos trabalhos
agosto: apresentação dos trabalhos realizados.
5. Avaliação
Serão avaliados os seguintes critérios:
- Leitura e resumo da obra;
- Pesquisa sobre a relação entre o meio ambiente e a cidadania, divulgada na obra literária;
- Organização e apresentação das produções artísticas e reescritura da obra.
6. Áreas envolvidas:
Códigos, Linguagens e suas tecnologias
Ciências humanas e suas tecnologias
7. Recursos:
TV, DVD, Caixa de Som, Extensões, Teatro, Papel 40 k, Fita engomada, Cola, Tesoura, Barbante.
Comentários